quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Período Socrático ou Antropológico

- Características da democracia grega:
-> afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis.
-> a democracia garantia a todos a participação no governo, e o s que dele participavam tinham o direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar. Surgia, assim, o cidadão.
- As famílias aristocratas criaram um padrão de educação que afirmava que o home ideal ou perfeito era o guerreiro belo e bom: seu corpo era formado pela ginástica, pela dança e pelos jogos de guerra. Mas o dial da educação da Grécia clássica já não é mais a formação do jovem guerreiro belo e bom, e sim a formação do bom cidadão, do bom orador, isto é, aquela que saiba falar em público e persuadir os outros na política.
- Sofistas: diziam que os ensinamentos dos filósofos cosmologistas estavam repletos de erros e contradições e que não tinham utilidade para a vida da polis.
- Sócrates: revelou-se contra os sofistas dizendo que não eram filósofos, pois não tinham amor pela sabedoria nem respeito pela vontade, já que defendiam qualquer idéia, se isso fosse vantajoso. Corrompiam o espírito dos jovens, pois faziam o erro e a mentira valer tanto quando a verdade.
- Sócrates concordava com os sofistas em um ponto: a educação antiga do guerreiro belo e bom já não atendia às exigências da sociedade grega e os filósofos cosmologistas defendiam idéias tão contrárias entre sim que também não eram uma fonte segura para o conhecimento verdadeiro.
- O que propunha Sócrates: propunha que, antes de tudo, conhecer-se a si mesmo.
- O período socrático é antropológico porque está voltado para o conhecimento do homem, de seu espírito e de sua capacidade para conhecer a verdade.
- Características gerais do período socrático:
-> se preocupa com as questões morais e políticas
-> O ponto de partida da filosofia é a confiança do pensamento ou no homem como ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e, portanto, capaz de reflexão.
-> O objeto principal de suas investigações é a moral e a política.
-> É feita uma separação radical entre a opinião e a imagem das coisas.

12 comentários:

  1. está errado a definição de Sócrates, você escreveu "...nem respeito pela vontade" mas o certo é "...nem respeito pela verdade"

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bom. Bem resumido e objetivo!

    ResponderExcluir
  3. não podemos ter uma visão verdadeira dos sofistas pq não temos fontes de seus ensinamentos. só temos a visão daqueles que eram contras no caso , nas obras de Platão Xenofonte e Aristóteles.

    ResponderExcluir
  4. este é objeto de meu estudo atual me ajudou muito
    e sei que ajudou a muitos valeu pelo seu esforço

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou muito, também gostei desse resumo.

    ResponderExcluir
  6. cara, vc me ajudou mt...

    ResponderExcluir